Mensagens
subliminares são aquelas que os sentidos humanos não conseguem perceber
de forma consciente, assim, a mensagem atinge outra parte do cérebro
humano subconsciente. O termo foi inventado por James Vicary, um
especialista em marketing americano, no ano de 1957.
Vicary desenvolveu
uma técnica chamada de "projeção subliminar", onde imagens intencionais
impossíveis de se perceber de forma consciente eram projetadas em
frações de segundo em uma seção de cinema. As frases escolhidas foram
"Drink Coke" (beba coca-cola) e "Eat Popcorn" (coma pipoca). Resultado:
Nas noites em que foi feita a experiência, as vendas de pipoca
aumentaram em 57,7%, e as de Coca-Cola em 18,1%.
Todo o mundo da
publicidade se concentrou no resultado da experiência de Vicary.
Contudo, Vicary afirmou em uma reportagem que havia sido forçado a
divulgar aqueles resultados, ou seja, ele desmentiu os efeitos das
mensagens subliminares. Depois do balde de água fria jogado pelo próprio
fundador do conceito, vários cientistas continuaram tentando refazer a
experiência de Vicary e comprovar os efeitos das mensagens subliminares,
contudo nenhum obteve sucesso. Mesmo assim, o efeito psicológico
causado pela repercussão da experiência foi suficiente para manter a
fama das mensagens subliminares até os dias de hoje.
Mensagem subliminar
é aquela que trabalha com o subconsciente das pessoas. A mensagem
captada é assimilada sem nenhuma barreira consciente, assim, o indivíduo
age não como se estivesse hipnotizado, pois ele não perde a
consciência, mas sim, com tendências subjetivas para tomar certa
atitude.
É importante
ressaltar que a mensagem subliminar trabalha unicamente com o
subconsciente, portanto, qualquer impressão consciente que uma imagem
provoca no indivíduo não pode ser considerada como mensagem subliminar.
Em muitos casos, as pessoas tentam encontrar significados em mensagens
que não possuem nada de mais. Esse mecanismo é chamado de auto-ilusão,
onde uma pessoa costuma usar de seu conhecimento, vivências e suas
opiniões pessoais para imprimir suas idéias naquilo que ela está
analisando – a mensagem, mudando completamente seu sentido real.
No Brasil, não
existe nenhuma lei que proíba de forma direta qualquer tipo de
propaganda subliminar, no entanto, a legislação acredita que a
propaganda subliminar fere o que diz o artigo 20 do Código de Ética dos
Publicitários, onde diz que todas as mensagens devem ser ostensivas e
assumidas (explícitas). Assim, no contexto legal, a mensagem subliminar é
vista como um elemento antiético e inconstitucional, visto que o
espectador não pode usar seu direito de escolha por não estar consciente
de sua existência.
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